Você está desenvolvendo o melhor das pessoas ou apenas tentando consertá-las?
- Flavia Machado
- 3 de set.
- 2 min de leitura
A maioria dos líderes ainda gasta energia tentando “corrigir fraquezas” dos seus liderados. Segundo o psicólogo Donald Clifton, criador da psicologia dos Pontos Fortes, o verdadeiro diferencial está em: descobrir, investir e ampliar os talentos NATURAIS de cada pessoa.
Quem faz algo muito bem, com facilidade e sorriso no rosto, vai super topar seguir fazendo isso e ampliando sua atuação nisso.
Quando você conhece, de verdade, os talentos do seu time, muita coisa pode mudar. Os feedbacks se tornam mais potentes (e menos defensivos), os job descriptions ficam mais estratégicos pro que você realmente precisa no time, as contratações e promoções se tornam mais assertivas e, sem contar, no mega engajamento do liderado. Ele passa a ser muito mais reconhecido por você, pares e colegas de outras áreas (e feliz, né? vamos combinar...)
Até mesmo nas tarefas superpostas de times que trabalham em conjunto num projeto ou hubs, o líder pode identificar com mais clareza quem tá mais afim daquela atividade ou quem não está.
Donald Clifton diz que
"Talento é um padrão recorrente de pensamento, sentimento ou comportamento que pode ser aplicado de forma produtiva."
Ou seja: é algo que já está ali — só precisa ser lapidado com conhecimento, habilidade e prática.
No mundo real, o tempo é escasso. Por isso, faz mais sentido apostar no que as pessoas têm de mais forte — e não gastar energia tentando encaixá-las em moldes genéricos.
Se você é líder, eu te convido a refletir sobre estes pontos:
- você sabe quais são os talentos mais fortes e naturais da sua equipe? ( os talentos mesmo e não as pessoas-talento)
- como você tem usado esses talentos para guiar as decisões estratégicas?
Comece por você. Descubra seus talentos. Depois, ajude sua equipe a fazer o mesmo. (eu super recomendo o teste e o livro "Descubra seus pontos fortes"). Um ótimo presente pra toda a equipe!





Comentários